20 agosto 2011

CONFIT DE OSSOBUCO SUÍNO

OFICINA DE GASTRONOMIA SERTANEJA
NAS FESTAS DE AGOSTO
OSSOBUCO: é um prato tradicional  italiano da região da  Lombardia, em especial da cidade de  Milão
O nome significa literalmente "Osso (com) buraco. A explicação desta designação é simples: no norte da Itália (região da Lombardia) o chambão de vitela é cortado às rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no centro um bocado de osso em forma de tubo. No "buraco" encontra-se o tutano que não deve ser retirado. As rodelas do chambão são fritas em óleo, mas também se pode usar manteiga.
NESTA RECEITA pedimos um corte especial, “ossobuco suíno
1 kg de ossobuco suíno (pode usar bisteca, suâ)
6 colheres (sopa) de suco de limão
5 dentes de alho socados
2 cebolas médias cortadas em pétalas
1 tablete de caldo de bacon
2 xícaras (chá) de água
2 tomates médios sem sementes picados
1 pimentão pequeno picado
15 caroços de coentro verde socados
1 pitada de corante
1 colher (chá) de tempero
2 colheres (sopa) de molho shoyu
1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
Cheiro verde picado a gosto
Sal se necessário
PREPARO
Bata no liquidificador o suco de limão, metade do alho, da cebola, o caldo de bacon e a água. Despeje sobre a carne e deixe marinar por 2 horas. Leve ao fogo em uma panela grande os pedaços da carne arrumando lado a lado. Reserve o caldo da marinada.
Tampe e refogue por 5 a 10 minutos, abrindo e virando os pedaços de vez em quando. Coloque a outra metade do alho e da cebola, tampe novamente, 2 minutos. Abra e acrescente os tomates, pimentão, coentro socado, corante, o molho shoyu e a pimenta de cheiro.Tampe por mais 5 minutos para apurar cheiros e sabores.
Despeje metade da marinada, cubra com água, cozinhar acrescentando mais água e a marinada  até ficar bem macio. Polvilhe o cheiro verde, se gosta uma pitada de pimenta calabresa ou outra de sua preferência. 
MONTAGEM DO PRATO:
No prato > ossobuco com um pouco de caldo, ao seu lado o purê de abóbora, polvilhe a salsinha ou coentro picadinho, decore com lascas de pequi e fios de azeite de pequi. Acompanhando um arroz ao alho.
Lascas de pequi em conserva. Escorro a água da conserva e levo ao fogo para amaciar por 5 a 8 minutos em água limpa.
O azeite (óleo) de pequi vem em garrafas, 
encontrado no Mercado Central de Montes Claros

Estas receitas foram elaboradas para o Circuito Turístico Sertão Gerais para as Festas de Agosto por Bernadete Guimarães Silva (chef de cozinha e consultora gastronômica)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...